Local mais visitado do mundo!

|

Vira e mexe estou aqui falando dessa maravilha de torre que eu adoro e que já tive o prazer de tirar boas fotos dela...

Símbolo de Paris e da França, o monumento pago mais visitado do mundo festeja agora em maio seus 120 anos com uma série de manifestações, entre elas uma exposição em seu interior que conta a saga desta criação.

Pintada de novo, a silhueta alongada que corta o céu parisiense desde 15 de maio de 1889 (construída para a Exposição Universal) domina a cidade. Do alto de seus mais de 300 metros, a torre Eiffel acolhe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, celebrando a posteridade de seu autor, Gustave Eiffel.

Iluminada à noite, cintilando suas 20 mil lâmpadas, ela reencontrou seu brilho habitual após ter sido ornamentada com um azul escuro durante seis meses em 2008 (acima), durante a presidência francesa da União Europeia.

Mas a torre não foi sempre uma unanimidade. Em 1887, artistas, entre eles Guy de Maupassant, Charles Garnier e Charles Gounod, vilipendiavam o projeto ao qual chamavam de "a inútil e monstruosa torre Eiffel".

O inventor genial talvez não tivesse imaginado a que ponto sua torre iria se tornar uma estrela internacional, "uma das maravilhas do mundo", segundo o pintor Robert Delaunay que a imortalizou, assim como Raoul Dufy.

Fonte: France Presse, Paris

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!
Ele será lido e publicado posteriormente.

 

©2009 Que não seja imortal, posto que é chama... | Template Blue by TNB